Busca neste blog

sábado, 12 de novembro de 2022

O equilíbrio do corpo humano quando em repouso sobre os dois pés

 

Legenda:

SNC: Sistema Nervoso Central.

CoM: Centro de Massa.

CoP: Centro de Pressão.

FRS: Força de Reação do Solo.

CoG: Centro de Gravidade. 


Ficar em pé sobre os dois pés (ou seja, ficar bípede) parece tão simples para nós porque é uma tarefa que aprendemos a fazer ao longo dotempo desde os primeiros anos e continuamos a fazer pelo resto de nossas vidas. 

No entanto, a tarefa de manter o equilíbrio em um ser humano ereto não é uma tarefa simples ou fácil. Mais bem, a manutenção da posição ereta requer uma interação complicada entre a entrada aferente para o sistema nervoso central (SNC), a integração pelo SNC e a saída eferente do SNC para os músculos da extremidade inferior.

A posição mais comum do centro de massa (CoM) do corpo durante a postura ereta é com o CoM anterior ao eixo da articulação do tornozelo (esquerda). Nesta posição em pé, a aceleração gravitacional no CoM tenderá a acelerar o CoM para frente causando um momento de dorsiflexão na articulação do tornozelo. Se o SNC não respondesse à aceleração para frente do CoM com aumento da atividade muscular, então o indivíduo cairia de bruços.

O SNC "sabe" que se a atividade contrátil dos músculos gastrocnêmio e sóleo aumenta enquanto o CoM é anterior ao eixo da articulação do tornozelo, o momento de flexão plantar interna da articulação do tornozelo criado pela atividade do gastrocnêmio e do sóleo, irá contrabalançar o momento de dorsiflexão da articulação do tornozelo causado pela posição anterior do CoM à articulação do tornozelo. 

A maioria das pessoas posicionará seu CoM durante a postura relaxada com seu CoM anterior à articulação do tornozelo, pois os músculos gastrocnêmio e sóleo são os maiores músculos da perna e podem facilmente manter o equilíbrio vertical com suas forças produtoras de tensão. relativamente grande dentro do tendão de Aquiles. Porém, o CoM deve se equilibrar em algum lugar acima dos limites da borda de ambos os pés (ou seja, a área cinza na Figura 1) ou a pessoa não será capaz de permanecer equilibrada na posição vertical e cairá.

A entrada sensorial dos olhos, aparelho vestibular (dentro do ouvido interno), pele plantar, cápsula da articulação do tornozelo e receptores de estiramento do tendão da perna são continuamente enviados por nervos aferentes para o SNC para integração pelo SNC. informações sensoriais para manter a ativação adequada dos músculos das extremidades inferiores e manter o equilíbrio no ser humano em pé.

A perda de qualquer um desses órgãos sensoriais aferentes pode afetar muito o equilíbrio bípede humano. O profissional de saúde do pé deve estar ciente da importância da atividade do SNC em todas as atividades de sustentação de peso para entender melhor a biomecânica e a neurofisiologia do pé e da extremidade inferior