CALOSIDADES - É o endurecimento da epiderme na zona de maior pressão ou fricção dos pés, porém não apresenta núcleo e costuma expandir-se horizontalmente, podendo formar uma ou mais placas. A calosidade só vai surgir quando houver anormalidade da área afetada, surgindo como um sistema de defesa
Fatores: Calçado inadequado; Dactilo patias: primeiro artelho (dedão) - calo na joanete, dedo martelo e em garra; Obesidade
Prevenção: Evitar o uso de calçado de saldo muito alto e pontudo. Emagrecimento nos casos de obesidade.
Tratamento: Tratamento ortopédico com palmilhas. Uso de calçados de acordo com o seu problema. Remoção das calosidades através de procedimento de podologia (podo-profilaxia), além da hidratação com ozônio.
CALOS DUROS: encontram-se mais espessas e endurecida devido a esse atrito, compressão ou irritação física (atritos) ou química (contato direto com produtos químicos nos pés) frequente que provoca aumento da porção queratinizada da epiderme como forma de defesa.
Fatores:
- Problemas ortopédicos
- Calçados inadequados
- Obesidade
Tratamento: Remoção do tecido hiper-queratósico através do procedimento de podologia (podo-profilaxia).
Prevenção: Retirar a causa predisponente
Para entender melhor como removo calos, assista o vídeo abaixo e veja como é o procedimento por via do profissional qualificado.
CALO MOLE OU INTERDIGITAL: esses calos acometem os interdígitos (entre os dedos), causados pela umidade próprio do local. Principalmente no quarto e quinto artelho provocado pela fricção excessiva do osso entre os dedos. Apresenta-se como um núcleo escuro úmido de aspecto mole envolvidos por uma auréola violácea.
Fatores:
- Umidade
- Atrito e pressão interditial
Tratamento: é a remoção por procedimentos podológicos (podo-profilaxia).
Prevenção:
- Evitar calçados de bico fino ou salto
- Trocar as meias diariamente
- Higienizar calçados com vodol.