O que é?
Trata-se de uma onicopatia - ou seja - doença nas unhas.
Agente causador:
Fungos - Causada primariamente por dermatófitos (grupo de fungos que invadem a região superficial ceratinizada do corpo humano e animais, tais como a pele, pês e unhas) e outros fungos não dermatófitos. Entre os agentes fúngicos, os dermatófitos, particularmente patógenos (que tem a propriedade de produzir uma doença).
Fatores que promovem a doença:
- Os fatores de risco incluem antecedentes familiares,
- idade avançada,
- condições precárias de saúde,
- traumas,
- clima quente e úmido,
- uso de imunossupressores,
- banhos comunitários e calçados oclusivos.
- Locais úmidos e escuros
Os principais tipo de micose de unha:
Onicomicose subungueal distal e lateral (OSDL)
Tipo mais frequente e constitui a forma típica de apresentação dos fungos dermatófito a outros gêneros
Onicomicose subungueal proximal (OSP)
O mecanismo da invasão da unha por parte do fungo é através do eponíquio (próximo meia lua).
Onicomicose Distrofica Total (ODT)
Esta forma clínica representa o estado final e que pode chegar as três formas de onicomises, especialmente a OSDL, que seu crescimento em diração proximal pode chegar a destruir a totalidade da lâmina ungueal até ao nível da lúnula.
Onicomicose Cândida:
Tratamento
As onicomicoses (OM), geralmente, necessitam de um período maior de trtamento. Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente sbstituída pela unha saudável, livre de fungo. Como crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de 12 meses para as unhas dos pés.
É recomendado um triângulo terapêutico para o tratamento - Podólogo, Dermatologista e Paciente
Papel do Dermatologista - Faz o diagnóstico mais profundo através de exames micológicos direto ou cultural (com raspado de material da lesão), para confirmação laboratorial do agendte causal que poderá consistir em tratamento sistêmico (com uso de medicações via oral) e ou local sob a forma de uso tópico (loções, esmaltes, cremes), dependendo da intensidade do quadro
Papel do podólogo - Utiliza de equipamentos e instrumentais apropriados, removendo com brocas, lixas ou produtos químicos a maior quantidade dos resíduos no corpo da unha contaminada pelos fungos que costumam ficar manchadas, descoladas e esfareladas. Faz também a assepsia do local para aplicação de medicamentos de uso tópico e orientação home care diário.
Papel do paciente - A micose de unha geral é assintomática e os pacientes costumam buscar auxílio médico/podológico por razões estéticas. À medida que progride, pode causar dor e desconforto. A perda de auto-estima e de interação social também são morbidades relevantes.
É necessário manter boas condições de limpeza das unhas, entre elas:
É necessário manter boas condições de limpeza das unhas, entre elas:
- Evitar o uso de meias que recriem ou mantenham o "ambiente" úmido (meias de fio sintético). Use meias de preferência brancas e de algodão e evite as com costuras.
- Evitar calçados ou outros fatores que causem ferimentos nos pés;
- Manter ambientes como boxes sanitários, beiras de piscinas, vestiários, etc limpos e na medida do possível secos;
- Ter seu kit de instrumentais para podologia e ou manicures limpos e esterilizados;
- Mantenha seus pés limpos usando água morna e sabão neutro (no caso do diabético deve-se ter alguém para verificar a temperatura da água para evitar queimaduras).
- Use toalhas macias para secar os pés, não esqueça de enxugar entre os dedos com papel toalha, é uma maneira higiênica que evita a proliferação de fungos como o Tinea-pedis (frieira) e podem ser descartada loga após seu uso;
- Mantenha sempre suas unhas limpas e cortadas (corete reto);
- Evite andar descalço em lugares públicos e sem meias dentro de calçados;
- Faça semanalmente asesspsia dos calçados limpando-os bem em sua parte interior. Borrife um pouco de LYSOFORM SPRAY (você encontra em qualquer farmácia e tem o objetivo desinfectar, eliminar fungos, bactérias e maus odores) e coloque-o para secar num ambiente ao ar livre, evitando expo-lo ao sol. Depois que ele estiver seco, envolva-o no filme PVC ou em saquinhos, para guardá-lo. Evitando assim o acúmulo de umidade, pois esse é o habitat dos fungos.