Busca neste blog

Unha Encravada ou Onicocriptose

A Onicocriptose é uma patologia do aparelho ungueal muito dolorosa e muito comum, caracterizada pela penetração da placa ungueal no tecido adjacente que resulta numa reação inflamatória do tecido, com a presença de dor, edema, rubor, secreção sanguínea ou serupurulenta gerando limitação funcional.

Quando a curvatura da lâmina vai além do normal, mantendo-a por muito tempo dentro do sulco ungueal, consequentemente, altera seu formato, causando incômodo local, dando início a essa onicopatologia tão conhecida como unha encravada.

“Em geral, as unhas encurvadas tracionam contra o tecido dentro do sulco ungueal. Podem estar muito tempo invaginadas, produzindo dor e, em outros casos desencadeando a fissura do tecido” (BANEGA, 2006, p.5)

 Geralmente a onicocriptose é mais frequente no primeiro pododáctilo, podendo também afetar qualquer dedo do pé.

Não existe uma conformidade sobre o gênero mais afetado por essa patologia, sabe-se que ela pode acometer qualquer gênero, sem que exista uma maior predisposição, porém, existem causas que podem desenvolver a onicocriptose.

De 100% das pessoas que procuram atendimento podológico, cerca de 60% são por motivo de onicocriptose ou o dedo já lesionado resultante de tentativas de desencravar a unha sem ter o conhecimento técnico também envolve o uso de instrumentais inadequados e não esterilizados. 



Causas: 

A onicocriptose pode ocorrer em qualquer idade e tem origem em vários fatores como:

Fatores de processos lentos como: 

  • Calçado inadequado;
  • Morfologia da unha (aquirida, congênita, expressão de enfermidade);
  • Morfologia do dedo;
  • Dactilopagias (doenças dos dedos); 
  • Podopatias (doenças dos pés)
  • Fatores posturais (de descanso ou trabalho);
  • Unhas muito curtas;
  • Hiperidrose (excesso de suor);
  • Esportes violentos; 
  • Bailarinas.

Fatores de gatilho desencadeantes de processo violento:

  • Golpes/ traumas;
  • Corte inadequado;
  • Meias;
  • Calçados inadequados;
  • Esportes violentos.


“A queixa de dor relatada pode ser provocada por curvatura e espessura acentuadas da lâmina ungueal, aliadas à pressão e ao atrito constante dos calçados”  (JUSTINO; BOMBONATO, 2018, p. 85)[3]

 

O corte inadequado das unhas tanto ao arredondar os cantos quanto deixar espícula na borda lateral da unha.  No primeiro a unha fica submergida retardando seu crescimento normal e ao pronado sofrer impacto frontal do calçado é acometida pela onicocriptose. Enquanto que o segundo, o organismo entende como um corpo estranho e vai se manifestar por um processo inflamatório na tentativa de expulsá-lo.


Calçados inadequados, bico fino, apertado, salto alto, numeração menor ou maior também podem ser a causa de onicocriptose



A má formação dos dedos por apresentar apoio inadequado tais como: hálux valgo pronado, halux flexux; Extensus, pé egípcio (halux mais largo), bordas periungueais exuberantes.


Posturas em repouso, por exemplo, nos diabéticos e lactnates, dormir de barriga para baixo faz com que a pressão exercida do colchão e cobertor podem causar unha encravada. Isso pelo fato de alguns diabéticos terem sua sensibilidade também reduzida. 

O traumatismo também pode ser uma das causas da onicocriptose em consequ}encia de hematomas que ao produzir o trauma vai exercer uma pressão na borda lateral da unha com o leito já sensibilizado. 

A obesidade pode facilitar o desenvolvimento de unha encravada. Pois, com o aumento do tecido em todo o dedo, surge uma hipertrofia dos tecidos periungueais e um aumento da compressão da unha, muitas vezes alterada pela constrição dos tecidos dentro do calçado. 

O aumento da transpiração (hiperidrose) pode desenvolver onicocriptose, isso porque a pele periungueal pode vir a se comprometer pela maceração causada pela transpiração, então, a unha pode ficar mais maleável com o aumento de umidade facilitando assim a penetração na pele. 



O aumento da espessura da unha e a consequente redução de flexibilidade, além  da alteração que ocorre na unha e que pode provocar surgimento de espícula, são um dos principais motivos pelos quais a onicomicose (fungo nas unhas) também pode envolver a unha em onicocriptose.

A dor é o elemento mais marcante. E há quem diga que as unhas doentes, comprometidas pela sua espessura, desnutrição e desidratação, ou se contaminada por fungo, tais características apresentam  um processo doloroso. 




[2] BANEGAS, Carlos Alberto, Tratamento Podologico não Invasivo da Onicocriptose e sua Elevada Eficácia, Revista Podologia.com, nº 6 , Campinas, SP, 2006, P.5

[3] JUSTINO, Jayme Roberto, BOMBONATO, Aparecida Maria, JUSTINO, Conceição A. De Paula, Relação da Unha com Dor, Podologia Técnicas e Especializações Podológicas, Editora SENAC, São Paulo, SP, 2018, p. 85

Nenhum comentário: