Foi publicada uma notícia no R7 em abril deste ano e gostaria muito de compartilhar com todos que frequentam salões.
É de primordial importância que antes de se submeterem a qualquer atendimento checar se o instrumental (que é compartilhado entre um cliente e outro) será aberto na frente do cliente, pois todos os instrumentais compartilhados em aço inox devem ser autoloclavados para garantir maior segurança para o cliente e para o profissional.
Uma mulher de 22 anos foi diagnosticada com HIV depois de ter feito as unhas usando equipamentos de manicure compartilhados.
De acordo com cientistas entrevistados pelo site DailyMail, apesar de a Aids ser transmitida principalmente por via sexual, o HIV também pode ser contraído por meio de alicates, agulhas ou qualquer material cortante infectado.
Segundo os médicos, a jovem não tinha nenhum dos fatores de risco habituais para contrair o vírus, a não ser o fato de ter compartilhado esses equipamentos com um primo soropositivo anos atrás. Após exames, os especialistas descobriram que a paciente havia contraído o vírus há dez anos.
Segundo o dr. Brian Foley, o acontecimento não deve provocar pânico e deixar as pessoas com medo de entrar em contato com portadores do vírus.
― O HIV não é transmitido pelo contato casual, como o compartilhamento de utensílios de cozinha. Esta transmissão que aconteceu por meio do equipamento de manicure é um evento muito raro.
No entanto, o médico aponta que o caso deve ser tomado como exemplo para que o compartilhamento de objetos cortantes sejam feitos com mais cuidado.
― As pessoas devem ter consciência de que compartilhar quaisquer utensílios que possam conter sangue de outras pessoas traz consigo um risco de transmissão de vírus, como a hepatite C e o HIV.
Certifique-se se o instrumental que você está usando é autoclavado ou providencie o seu kit manicure/podologo.
No kit manicure você deve levar tudo que usa no embelezamento das unhas como:
- Alicate de corte de unha;
- Alicate de cutícula
- Espátula para empurrar a cutícula;
- Lixas descartáveis para unhas;
- Escova para limpeza das unhas;
- Pau de laranjeira - para remoção e limpeza do excesso do esmalte;
- Seu esmalte e similares (é importante não compartilhar produtos para evitar outras patologias contaminantes);
- Sua acetona ou removedor de esmaltes e similares;
- um par de luvas de procedimentos descartáveis para a profissional poder garantir segurança de ambas.
Gostou da matéria? Comente e compartilhe em sua página do facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário