Busca neste blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Bebês e crianças também precisam de podólogo

O choro frequente no caso de um bebê, muitas vezes, pode não estar associado a cólicas ou dor de ouvido, mas a uma unha encravada que inflamou.

A solução é recorrer a um especialista em Podologia infantil.
A técnica é muito eficaz no tratamento do problema, desencadeado principalmente por conta de cortes irregulares da unha, calçados e roupinhas justas ou constante atrito do pezinho no bebê conforto, cadeirinhas e carrinhos.
A herança genética também é uma das causas. Quando os pais têm unha encravada, provavelmente, seus filhos apresentarão algum tipo de problema nos dedinhos.
A primeira consulta consiste em uma análise detalhada do problema, pois algumas crianças sentem muita dor no dedinho por conta da inflamação.
O tratamento consiste em cuidados e orientação aos pais sobre a forma correta de corte e a periodicidade indicada para o corte da unha.
A saúde dos pés dos bebês começa com a prevenção.
Já a visita ao PodoPediatra para quem procura tratamento deve ser realizada de 20 a 30 dias, dependendo da patologia.

A podologia infantil é o tratamento e diagnóstico da saúde dos pés da criança de zero a doze anos. Esse cuidado é fundamental para assegurar um crescimento correto e prevenção de possíveis disfunções que possam surgir ao longo dos anos.

Os três primeiros anos são muito importantes, pois estabelecem a forma básica dos pés, é preciso uma preocupação especial às extremidades do pé dos recém-nascidos, pois é um local onde se recebe e perde-se mais calor.

Na maioria das vezes, as alterações nos pés são herdadas, mas também existem casos em que surgem devido à posição que a criança adota ao dormir ou podem também iniciar na gestação devido à posição fetal em que se encontram as pernas. Os pés dos bebês são muito macios e flexíveis e qualquer pressão anormal causa deformidades e isso será notado apenas quando a criança começar a andar. Há quem ainda aconselhe na utilização dos macacõezinhos com pezinho que deveriam ser evitados ou que seja comprado um número maior para não pressionar ou causar deformidades.




DICAS PARA EVITAR QUE AS UNHAS DO BEBÊ ENCRAVEM

  1. Não coloque meias e muito menos sapatos apertadinhos e justos nos pés dos bebês. Quanto as meias, sempre com uma folguinha na frente;
  2. À noite, coloque com o cotonete um pouquinho de óleo de amêndoas (desses comprados em farmácias) nos cantinhos dos dedos (tanto das mãos quanto dos pés), ajuda a amolecer a pele e a unha a ter mais força para sair e evitar os... cantinhos!;
  3. Não seja uma “mãedóloga” a não ser que sua profissão seja mesmo a podologia. Não cutuque em hipótese alguma;
  4. Se o bebê pisa com o dedo tortinho para dentro, corrija-o colocando na posição certa;
  5. Sempre faça a assepsia de suas mãos antes de manipular o pézinho das crianças por questão de segurança.
  6. Não é necessário e não se deve utilizar emolientes, loções em pés de crianças, visto que as unhas das mesmas já são bem moles.
  7. Certifique-se que a tesourinha de ponta curvada esteja esterilizada com alcool 70% antes de cortar as unhas da criança em casa. E após o uso lave-as com sabão antibactericida (Protex), seque bem e passe alcool 70% novamente e guarde.
  8. Corte a unha sempre em formato quadradinho, e, se por acaso a pontinha ficar enroscando em roupas e outras coisas, passe (de leve) a lixa para acabar com esta pontinha indesejada;
  9. Recomendo que vá ao podólogo para o primeiro corte de unha de seu bebê a fim de receber orientações adequados nos cuidados em casa.
  10. Com o seu polegar, afaste a pele que fica bem embaixo da unha do bebê e faça o corte rente ao dedo;
  11. Se mesmo com todos esses cuidados ainda não conseguir evitar o encravamento, consulte um (a) podólogo(a).

Nenhum comentário: